Jean-Marie Le Pen defende unidade da Espanha com lema franquista

Paris, 30 out (EFE).- O fundador da Frente Nacional (FN) e atual presidente de honra desse partido ultradireitista francês, Jean-Marie Le Pen, se posicionou nesta segunda-feira contra os independentistas catalães e a favor da unidade da Espanha com uma lema franquista.

"Espanha, Uma, Grande, Livre!", escreveu em castelhano em sua conta do Twitter o político francês, retomando uma das principais palavras de ordem do ditador espanhol Francisco Franco.

No último dia 22 de outubro, o pai da atual dirigente da FN, Marine Le Pen, tinha alertado também no Twitter para as consequências do processo independentista.

"Os independentistas catalães abriram a Caixa de Pandora. Ameaça de desintegração para a Europa", afirmou em sua conta, dessa vez em francês.

Sua reação se soma à da sua filha, que ontem destacou que o referendo organizado no dia 1º outubro pelo governo catalão foi "ilegal" e culpou à União Europeia de fomentar "de forma acobertada este tipo de separatismo ao propiciar a discussão direta com as regiões".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos