Topo

Ucrânia e Espanha se solidarizam em defesa de suas integridades territoriais

30/10/2017 10h58

Kiev, 30 out (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Espanha, Alfonso Dastis, disse nesta segunda-feira que as posições de seu país e da Ucrânia "são perfeitamente idênticas e solidárias" quanto à integridade territorial, em referência aos casos da Catalunha e da Crimeia.

"Discutimos sobre questões que afetam as nossas integridades territoriais. As nossas posições são perfeitamente idênticas e solidárias em ambos os casos", disse Dastis na entrevista coletiva conjunta que ofereceu junto a seu homólogo ucraniano, Pavló Klimkin, após se reunirem.

O ministro espanhol expressou seu desejo de que a Ucrânia recupere a península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014 após um referendo, e reafirmou o apoio da Espanha às reformas introduzidas na Ucrânia em seu caminho para a integração europeia.

"Desejamos que a Ucrânia recupere a Crimeia. Enquanto a península estiver nas mãos de uma potência estrangeira, apoiaremos a Ucrânia em nível internacional em todas as resoluções a respeito".

"A Espanha apoia a Ucrânia, sua soberania, sua integridade territorial... Acho que provamos com nossas ações nestes anos que a Ucrânia esteve submetida ao desafio da Crimeia e do conflito, mas queria afirmar isso publicamente", afirmou Dastis.

Por sua vez, Klimkin também ressaltou o apoio de Kiev "à integridade territorial e à soberania" espanhola após a declaração de independência do Parlamento catalão, assim como o apoio às medidas adotadas pelo governo da Espanha "no marco da Constituição".

"Esta visita em um momento tão delicado demonstra o apoio contínuo e a solidariedade da Espanha com a Ucrânia. Temos desafios comuns e continuaremos trabalhando neles. Nossos colegas espanhóis podem ter certeza do nosso apoio".

O ministro espanhol qualificou de "indubitável" e "impecável" a reação de Kiev perante "o problema no qual estamos imersos" e afirmou que a Espanha deseja fortalecer ainda mais os laços de amizade e a cooperação com a Ucrânia.