Topo

Temporal deixa mortos e rastro de destruição na Grécia

16.nov.2017 - Homem resgata mulher em rua inundada em Mandra, na Grécia - Dimitris Lambropoulos/ AFP
16.nov.2017 - Homem resgata mulher em rua inundada em Mandra, na Grécia Imagem: Dimitris Lambropoulos/ AFP

Em Atenas (Grécia)

16/11/2017 08h52

Pelo menos 15 pessoas morreram, 17 ficaram feridas e várias estão desaparecidas depois de fortes chuvas terem castigado municípios da região de Ática, onde está Atenas, capital da Grécia, deixando também um rastro de destruição no local.

As fortes chuvas que atingiram o país na quarta-feira (15) provocaram cenas de destruição: carros arrastados pelas correntezas, pessoas nos tetos de suas casas, imóveis inundados e ruas transformadas em lodaçais.

Em alguns pontos, a água chegou a dois metros de altura.

inundação grecia - Petros Giannakouris/ AP - Petros Giannakouris/ AP
Mulher passa por casas destruídas em região atingida por temporal em Mandra
Imagem: Petros Giannakouris/ AP

O Corpo de Bombeiros confirmou a morte de 15 pessoas, mas as autoridades temem que o número de vítimas possa aumentar, já que há vários desaparecidos.

A maior parte das vítimas foi localizada na cidade de Mandra, a mais afeta pela chuva e que fica a 20 quilômetros de Atenas.

Após poucos minutos de chuva, as ruas de Mandra ficaram completamente inundadas, mas também devido aos deslizamentos de montanhas próximas, onde a tempestade começou muito antes.

Os corpos de dois homens foram encontrados boiando no mar perto do porto de Eleusis, a 18 quilômetros de Atenas. Outros dois foram encontrados em um posto de gasolina que ficou ilhado pela chuva.

Segundo os agentes, 17 pessoas ficaram feridas e foram levadas a vários hospitais da região.Os bombeiros, além disso, já conseguiram retirar 86 pessoas que estavam presas em casa.

Na Câmara Municipal de Mandra, a água arrastou todos os carros que estavam parados no estacionamento do local.

"As pessoas estão presas em casa, a água atingiu um metro. Não há água potável nem eletricidade em toda a região. Nada ficou de pé em Mandra", disse por telefone a uma rádio local a prefeita da cidade, Ioanna Kriekuki, que também estava presa em sua própria casa.

inundação grecia 2 - Marios Lolos/ Xinhua - Marios Lolos/ Xinhua
Homem ajuda outro a atravessar rua inundada em Mandra
Imagem: Marios Lolos/ Xinhua

As chuvas também causaram inundações nas cidades de Mégara e Nea Péramos, onde as pessoas também ficaram presas em casa ou em carros.

A água inutilizou várias ruas e estradas da região, e os bombeiros tiveram que utilizar lanchas para resgatar os afetados.

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, expressou condolências aos afetados, declarou luto nacional e afirmou que o governo ajudará todas as vítimas com rapidez.

Além disso, Tsipras disse que vai pedir uma investigação para esclarecer as causas da tragédia.