Topo

Maduro presta homenagem no aniversário de um ano da morte de Fidel Castro

25/11/2017 14h05

Caracas, 25 nov (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, prestou homenagem neste sábado a Fidel Castro, no primeiro aniversário da morte do líder cubano, e afirmou que a vida do líder cubano foi "um exemplo para todos porque encarnou a solidariedade e o humanismo com suas ações".

"Os Revolucionários do mundo hoje lembram do Comandante Fidel Castro Ruz, depois de um ano da sua partida física, com a certeza de que este líder de povos teve uma vida de exemplos para todos porque encarnou a solidariedade e o humanismo com suas ações sempre acertadas para transformar o mundo em um lugar melhor", diz uma mensagem publicada na conta do Facebook de Maduro.

O chefe de Estado venezuelano expressou, além disso, que admirava a "clareza" das ideias de Castro "porque foi um homem que teve a capacidade de compreender a política desde o ponto de vista dos povos".

Maduro disse também que o povo da Venezuela "sempre" agradecerá o líder cubano "por toda a solidariedade que permitiu fazer possível as Missões Socialistas" no país.

"Venezuela e Cuba como povos irmãos (...) Até a vitória sempre, comandante!", acrescentou.

Como Maduro, outras figuras do chavismo também lembraram de Fidel Castro através de suas redes sociais.

O ministro de Defesa venezuelano, Vladimir Padrino López, indicou no Twitter que lembrava do líder cubano e "do seu sentido da revolução. '...Momento histórico; é mudar tudo o que deve ser mudado; é igualdade e liberdade plena; é ser tratado e tratar os demais como essências humanos; é emancipar-nos por nós mesmos...' Que viva Fidel!".

Neste mesmo dia 25 de novembro do ano passado, o presidente de Cuba, Raúl Castro, comparecia na televisão cubana para anunciar "com profunda dor" a morte de seu irmão aos 90 anos.