Topo

Congresso convida Trump para discurso do Estado da União em 30 de janeiro

30/11/2017 16h20

Washington, 30 nov (EFE).- O presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, o republicano Paul Ryan, convidou formalmente nesta quinta-feira o presidente do país, Donald Trump, para oferecer o tradicional discurso anual sobre o Estado da União em sessão conjunta do Congresso no dia 30 de janeiro.

Este será o primeiro discurso do Estado da União de Trump, no qual o presidente costuma delinear suas prioridades políticas, desde que chegou à Casa Branca em janeiro deste ano.

"Hoje estamos no meio de um esforço histórico para oferecer alívio aos contribuintes que trabalham duro, para fazer nossa economia crescer, e para reconstruir nossas Forças Armadas para o século XXI", afirmou Ryan na carta enviada ao chefe de Estado.

O Congresso, que é controlado pelos republicanos, está debatendo atualmente um plano ambicioso de reforma tributária impulsionado por Trump, que propõe cortes notáveis de impostos a empresas e cidadãos.

"Em relação ao futuro, o novo ano oferecerá uma oportunidade para tomar nota do progresso realizado e para mostrar o trabalho que ainda falta fazer em nome do povo americano", acrescentou o presidente da Câmera.

Trump já fez um pronunciamento em uma sessão conjunta do Congresso em fevereiro deste ano, quase um mês depois de ter assumido a presidência.