Topo

Londres reafirma que Trump se equivocou ao retuitar vídeos da extrema-direita

30/11/2017 11h11

Londres, 30 nov (EFE).- A ministra de Interior do Reino Unido, Amber Rudd, considerou nesta quinta-feira no Parlamento que foi "um erro" o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retuitar vídeos do partido minoritário de extrema-direita Britain First.

Em um comparecimento na Câmara dos Comuns para atender com caráter de urgência esta polêmica, Amber afirmou que seu governo "não tolerará nenhum grupo que propague o ódio", e acrescentou que "os cidadãos britânicos rejeitam de maneira veemente os pontos de vista defendidos pela extrema-direita".

Ao mesmo tempo que considerou "um erro" Trump compartilhar no Twitter os polêmicos vídeos do Britain First, a ministra admitiu que é "valiosa" a relação existente entre seu país e os EUA.

O Britain First é "uma organização extremista que procura dividir as comunidades mediante o uso de uma narrativa de ódio que propaga mentiras e alimenta tensões", indicou Amber.

Por sua vez, o prefeito de Londres, o trabalhista Sadiq Khan, que é muçulmano, opinou hoje que a primeira-ministra, Theresa May, deveria cancelar a visita prevista de Trump ao Reino Unido - cuja data ainda não foi marcada - e exigiu um pedido de desculpas do presidente americano em nome dos cidadãos britânicos.

Nesta mesma linha, também se manifestou o líder liberal-democrata, Vince Cable, ao rotular Trump de "racista malvado" e opinar que o convite para que visite o Reino Unido deve ser "retirado".

Os deputados britânicos abordaram assim a controvérsia gerada ontem pelo presidente americano, que compartilhou em sua conta pessoal do Twitter os vídeos publicados pelo citado partido minoritário, cujo nome foi gritado pelo assassino da deputada britânica trabalhista Jo Cox após o crime, em junho de 2016.

May já havia dito ontem que foi um "erro" a ação de Trump, que por sua vez respondeu que a primeira-ministra deve se preocupar com o terrorismo radical.

Os vídeos em questão foram publicados pela política Jayda Fransen, integrante do Britain First, e tinham como título: "Migrante muçulmano bate em garoto holandês de muletas", "Muçulmano destrói estátua da Virgem Maria" e "Bando muçulmano empurra adolescente de telhado e o espanca até a morte".