Topo

Casa Branca confirma ligação de Putin para Trump para agradecer ajuda da CIA

17/12/2017 19h16

Washington, 17 dez (EFE).- A Casa Branca confirmou neste domingo que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ligou para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para agradecer por informações repassadas pela CIA para evitar um atentado em São Petersburgo.

O governo russo já tinha informado sobre a ligação, a segunda em menos de uma semana entre os dois presidentes.

"O presidente Vladimir Putin, da Rússia, ligou hoje para o presidente Donald Trump para agradecê-lo pela advertência feita pelas agências de inteligência dos EUA sobre um importante complô terrorista em São Petersburgo", disse a Casa Branca em comunicado.

"Com base nas informações proporcionadas pelos EUA, as autoridades russas puderam capturar os terroristas justo antes de um ataque que poderia ter matado um grande número de pessoas", disse o governo americano na nota.

Segundo a Casa Branca, Trump disse a Putin que ele e toda a comunidade de inteligência dos EUA estavam contentes em ter ajudado a salvar tantas vidas. Além disso, o presidente americano ressaltou a importância da cooperação na luta contra o terrorismo.

Os dois presidentes concordaram que essa colaboração serve como exemplo das coisas positivas que podem ocorrer quando os dois países trabalham juntos.

"Putin estendeu seus agradecimentos ao diretor da CIA, Mike Pompeo, e a toda sua equipe", afirmou a Casa Branca.

Após a ligação, Trump chamou Pompeo para parabenizá-lo.

O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB, a antiga KGB) anunciou nesta semana a prisão de sete pessoas que planejavam uma série de atentados em São Petersburgo.

Em particular, o grupo pretendia cometer um ataque suicida neste domingo na catedral de Kazan, que está na Avenida Nevski, a mais movimentada da cidade.