Topo

Câmara dos Representantes aprova financiamento do governo dos EUA até janeiro

21/12/2017 21h13

Washington, 21 dez (EFE).- A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira uma resolução para manter o governo financiado até janeiro, de modo a evitar assim um fechamento parcial do Executivo, cujos fundos expiram amanhã à meia-noite.

Com 231 votos a favor e 188 contra, a câmara baixa desbloqueou recursos que agora necessitam o sinal verde do Senado. A expectativa é que a Câmara Alta vote entre esta noite e amanhã a resolução para evitar assim o fechamento parcial.

A oposição democrata no Senado já antecipou que não se oporá a aprovar a resolução, o que adiaria o debate orçamentário até meados de janeiro.

Após o Congresso ter aprovado nesta semana a reforma tributária promovida pelo presidente Donald Trump, um fechamento do governo representaria um forte contrapeso.

A resolução aprovada pela câmara baixa permite financiar as operações do governo até 19 de janeiro, e inclui fundos de emergência para trabalhos de reconstrução na Flórida, Porto Rico e Texas após a passagem de potentes furacões.

Os democratas insistem em condicionar seu apoio mediante a oferta de uma solução para os cerca de 800 mil jovens imigrantes ilegais conhecidos como "dreamers" (sonhadores), os quais Trump deixou desemparados ao derrubar o programa DACA, que os permitia viver e trabalhar legalmente no país.