Topo

Histórico líder comunista russo se retira da corrida presidencial

22/12/2017 16h12

Moscou, 22 dez (EFE).- O histórico líder comunista russo, Guennadi Ziuganov, decidiu retirar sua candidatura às eleições presidenciais de março de 2018 para apoiar o popular empresário Pavel Grudinin.

"Proporemos como candidato às eleições presidenciais Pavel Grudinin. Será o único candidato que proporemos no congresso", disse Valeri Rashkin, um dos dirigentes de Partido Comunista da Rússia, à imprensa local.

Ziuganov, que participou de quatro eleições presidenciais (1996, 2000, 2008 e 2012), explicou que desistiu da candidatura porque conseguir a vitória nas eleições é praticamente impossível, já que as intenções de voto de Putin superam os 80%.

Por isso, o político de 73 anos optou por um candidato que una todas as forças populares e patrióticas para a criação no futuro de um grande bloco de partidos de esquerda.

Grudinin foi proposto como candidato presidencial pelo opositor Sergei Udaltsov, líder da Frente de Esquerdas, que saiu há alguns meses da prisão após cumprir quase cinco anos de pena por participar de distúrbios antigovernamentais.

O novo candidato, de 57 anos, é desde 1995 o diretor do Sovjoz Lenin, uma das mais bem-sucedidas empresas agrícolas da Rússia, e foi em três ocasiões eleito deputado pelo Duma regional de Moscou (1997-2011).

Ziuganov, que forçou o segundo turno em 1996, quando Boris Yeltsin foi reeleito, obteve 17% dos votos nas duas últimas eleições presidenciais, nas quais enfrentou o atual primeiro-ministro, Dmitri Medvedev, e Putin, respectivamente.

Até o momento, anunciaram sua intenção de concorrer nas eleições Putin e dois políticos veteranos, o liberal Grigory Yavlinsky, que foi hoje designado candidato pelo partido Yabloko, e o ultranacionalista Vladimir Zhirinovsky.