Chipre realiza eleições presidenciais neste domingo

Nicósia, 28 ene (EFE).- Os colégios eleitorais do Chipre abriram neste domingo suas portas para os 550.876 eleitores convocados às urnas, a fim de escolher entre nove candidatos para novo presidente da República por um mandato de cinco anos.

As eleições presidenciais de hoje na República do Chipre, as 13ª na sua história, acontecem em um momento crítico nas conversas para a reunificação da ilha, após o fracasso das negociações.

Ao mesmo tempo, são as primeiras eleições após a crise econômica que ha cinco anos levou à imposiçâo do primeiro restrição em um país da União Europeia e à assinatura de um resgate financeiro.

Os 1.122 colégios eleitorais abriram regularmente às 7h (horário local, 3h em Brasília ) nos distritos de Nicósia, Famagusta, Limassol, Larnaka e Pafos e fecharão às 18h (14h em Brasília).

As últimas sondagens apontam Nikos Anastasiadis, líder do partido conservador DISY, como o candidato favorito, seguido pelo candidato independente, respaldado pelo partido comunista AKEL, Stavros Más, e o candidato do partido de centro-direita DIKO, Nikos Papadoupulos.

Se nenhum dos candidatos supera 50% dos votos, os dois mais votados se enfrentam em segundo turno no dia 4 de fevereiro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos