PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Mais de 90% dos crimeanos votarão em Putin, segundo pesquisa

20/02/2018 15h19

Moscou, 20 fev (EFE).- Mais de 90% dos habitantes da Crimeia votarão no atual presidente da Rússia, Vladimir Putin, nas eleições presidenciais de 18 de março, segundo uma pesquisa do Centro de Estudos da Opinião Pública (VTsIOM).

"Vladimir Putin é o líder em intenções de voto. Devem votar nele 90% do total (da população) e 94% dos que já decidiram" ir às urnas, disse o diretor do VTsIOM, Valeri Fiodorov, durante sua visita a Simferopol, a capital da península, anexada pela Rússia em 2014.

De acordo com a pesquisa, 96% dos entrevistados qualificou como "bom" o trabalho de Putin à frente do país.

No conjunto da Rússia, Putin lidera com 71,4% das intenções de voto para as eleições de 18 de março, mesmo dia em que a anexação da Crimeia completa quatro anos.

Em segundo lugar nas intenções de voto aparece o candidato do Partido Comunista da Rússia, Pavel Grudinin, com 6,9%, três décimos percentuais a menos que na pesquisa anterior.

O líder do Partido Liberal Democrático da Rússia, Vladimir Zhirinovsky, ocupa a terceira posição com 5,7%, à frente da jornalista Ksenia Sobchak (1,3%), a única mulher que se candidatou à presidência do país.

Os outros quatro candidatos, entre eles o líder do partido liberal Yabloko, Grigory Yavlinsky, aparecem com menos de 1% das intenções de voto.

Segundo o VTsIOM, 79,3% dos entrevistados expressaram sua intenção de comparecer às urnas.

A anexação da Crimeia, península banhada pelo mar Negro e que fazia parte da Ucrânia, foi condenada unanimemente pelo Ocidente e custou à Rússia a adoção de sanções internacionais.

A decisão de tomar a península da Ucrânia foi tomada pessoalmente por Putin depois de meses de revoltas nesse país que levaram à mudança de poder em Kiev, e após uma intervenção russa na Crimeia e um referendo considerado ilegal pela comunidade internacional.

Internacional