Topo

Anastasiades toma posse para 2º mandato de 5 anos como presidente do Chipre

28/02/2018 10h34

Nicósia, 28 fev (EFE).- O presidente do Chipre, Nicos Anastasiades, jurou nesta quarta-feira ao cargo após sua reeleição em 4 de fevereiro, em uma cerimônia no parlamento na qual apresentou as principais metas de seu mandato, entre as quais destacou a reunificação da ilha.

"Não há dúvida de que a paz permanente e a estabilidade só podem ser conseguidas através de uma solução definitiva do problema do Chipre", disse Anastasiades.

Em seu discurso, o presidente reiterou sua posição de que a solução do problema do Chipre não deve incluir "direitos de intervenção e a permanência de tropas turcas" por tempo indeterminado no Chipre.

A Turquia, país que mantém ocupado militarmente o terço norte do Chipre desde 1974, bloqueou nas últimas semanas a exploração de hidrocarbonetos por parte de companhias internacionais na zona marítima ao sul do Chipre.

Segundo Anastasiades, as violações da Turquia no mar do Chipre fazem com que, "ao menos por enquanto", o reatamento do diálogo de pa seja impossível.

O presidente garantiu hoje que este será seu último mandato, pois ele não tem intenção de ser candidato em futuras eleições.

Os trabalhos do novo governo devem começar a partir de amanhã, após o juramento dos 11 ministros que formam o gabinete do mandatário conservador cipriota.

O novo Executivo quase não apresenta mudanças em relação ao anterior, com exceção do Ministério de Relações Exteriores, que passa de Ioannis Kassulides para Nikos Christodoulides, que exercia o cargo de porta-voz do governo.

O conservador Anastasiades ganhou as eleições presidenciais ao vencer Stavros Malas, o candidato independente que se apresentou pelo partido de origem comunista AKEL, no segundo turno com 55,9% dos votos.