Facebook confirma vazamento de dados de 2,7 milhões de usuários europeus

Bruxelas, 6 abr (EFE).- A Comissão Europeia (CE) afirmou nesta sexta-feira que o Facebook confirmou o vazamento de dados de 2,7 milhões de cidadãos da União Europeia (UE) à Cambridge Analytica e que o executivo-chefe da empresa, Mark Zuckerberg, chamará "no início da próxima semana" a delegacia comissária europeia de Justiça, Vera Jourová, para discutir este assunto.

"O Facebook também explicou quais medidas tomou para reagir a esta situação", disse em entrevista coletiva o porta-voz de Justiça da CE, Christian Wigand, que confirmou que a empresa tecnológica respondeu ontem à tarde a carta enviada por Vera na semana passada.

O porta-voz afirmou que o conteúdo da carta "ainda está sendo analisado", mas "está claro que será necessário continuar discutindo as medidas a tomar" no marco do novo Regulamento Geral da Proteção de Dados (RGPD) da UE, que começará ser aplicado no próximo dia 25 de maio.

A comissária de Justiça se reuniu ontem com representantes do Escritório do Comissário de Informação (ICO) britânico e com a responsável do Grupo de trabalho do artigo 29 (relativo à Proteção de Dados), Andrea Jelinek.

As autoridades europeias de Proteção de Dados introduziram também o vazamento de dados do Facebook à Cambridge Analytica na agenda de sua reunião na próxima terça-feira, confirmou o porta-voz de justiça da CE.

O gigante tecnológico americano informará aos usuários cujos dados tenham sido compartilhados com a Cambridge Analytica quais informações foram vazadas.

O Regulamento Geral de Proteção de Dados que começará a ser aplicado em toda a UE no próximo dia 25 de maio e incluirá, entre outras medidas, a obrigação de informar em 72 horas aos usuários cuja informação pessoal tenha sido objeto de qualquer tipo de vazamento.

O Facebook confirmou na última quarta-feira que a empresa de consultoria britânica Cambridge Analytica teve acesso a dados de 87 milhões de usuários (maioria dos Estados Unidos) no mundo todo, 37 milhões a mais do que tinham calculado em sua resposta inicial ao polêmico vazamento de dados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos