Topo

Trump comemora suspensão de testes nucleares norte-coreanos: "Boa notícia"

20/04/2018 20h53

Washington, 20 abr (EFE).- A decisão da Coreia do Norte de suspender seus testes nucleares e de mísseis foi considerada uma "boa notícia" pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ressaltou a intenção de se reunir com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, um encontro previsto para maio ou junho.

Trump classificou a atitude como um "grande progresso" no diálogo com Pyongyang e expressou satisfação pela suspensão dos testes nucleares e de mísseis, assim como pelo fechamento do centro de testes nucleares que a Coreia do Norte possui no nordeste de seu território.

"A Coreia do Norte aceitou suspender todos os testes nucleares e fechar um grande centro de testes. Esta é uma boa notícia para a Coreia do Norte e para o mundo: grande progresso. Queremos realizar a nossa cúpula", afirmou Trump na rede social Twitter.

A agência norte-coreana "KCNA" informou nesta sexta-feira que Kim decidiu suspender a partir deste sábado os testes nucleares e de mísseis.

Dentro de uma semana, no dia 27 de abril, Kim se reunirá com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, na militarizada fronteira entre as duas Coreias. Esta será a primeira reunião entre líderes coreanos em 11 anos.

Além disso, Kim deve realizar entre maio e junho outra cúpula com Trump, a primeira reunião da história entre os líderes de EUA e Coreia do Norte.