Nicolás Maduro é o primeiro chefe de Estado a visitar novo presidente cubano
O novo presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, recebeu neste sábado (21), no Palácio da Revolução de Havana, seu colega venezuelano Nicolás Maduro, o primeiro chefe de Estado a visitar a ilha após a mudança presidencial ocorrida nesta semana no país.
Maduro, que aterrissou em Havana na noite de sexta-feira (20), viajou para a ilha para felicitar Díaz-Canel pela designação à frente de Cuba, ratificar a aliança entre ambos países e saudar o presidente em fim de mandato Raúl Castro.
Após a homenagem ao herói independentista cubano José Martí, Díaz-Canel recebeu Nicolás Maduro, que estava acompanhado pelo chanceler venezuelano, Jorge Arreaza, e pelo vice-presidente para o Desenvolvimento Social e ministro de Educação, Elías Jaua.
Em declarações a veículos de imprensa oficiais antes de se reunir com o cubano, Maduro destacou que Cuba e Venezuela "têm todas as potencialidades para continuar colaborando e a cooperando em diversas matérias a favor do desenvolvimento dos povos da América Latina e do Caribe".
Dois dias depois de se transformar no novo presidente da ilha, este foi o primeiro ato oficial de Díaz-Canel no início do seu mandato.
Não é por acaso que a primeira visita de um chefe de Estado a Cuba tenha sido a de Maduro, já que a Venezuela é o principal parceiro político e aliado da ilha comunista.
Cuba e Venezuela são estreitos aliados políticos e também na área econômica. O país sul-americano é o principal fornecedor de petróleo à ilha mediante um convênio a preços preferenciais em troca de serviços profissionais, principalmente de médicos e professores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.