Topo

Mercosul e UE retomarão negociações em Bruxelas para acordo de comércio

23/04/2018 22h38

Assunção, 23 abr (EFE).- O Mercosul e a União Europeia (UE) retomarão amanhã em Bruxelas as negociações destinadas a concluir as conversas que levem ao acordo de livre-comércio entre os blocos, disse nesta segunda-feira o chanceler do Paraguai, Eladio Loizaga.

A nova mesa se estenderá até sexta-feira e nela se trabalhará pela culminação do processo de negociação com a vista posta na assinatura de um acordo no Paraguai, que ostenta a presidência temporária do Mercosul.

"Nos quatro dias de negociações em Bruxelas se vai buscar o fechamento da rodada de negociações, para poder assinar posteriormente em Assunção o Acordo Birregional de Livre-Comércio que já está há 19 anos em negociações", afirmou Loizaga por meio de um comunicado da chancelaria paraguaia.

"Tomara que cheguemos a uma decisão final e possamos assinar o acordo, porque vai ser um grande apoio ao desenvolvimento do nosso país, à possibilidade de investimentos, à geração de trabalho, porque essa é a única forma de lutar contra a pobreza; o trabalho, não há outra", acrescentou.

Na semana passada, a comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmström, se mostrou "otimista" sobre a possibilidade de fechar o acordo de livre-comércio entre a UE e o Mercosul, mas admitiu que "ainda resta muito trabalho a fazer".

O Mercosul e a União Europeia negociam desde 1999 um amplo acordo de associação, incluindo o tratado de livre-comércio, mas as negociações estiveram completamente bloqueadas entre 2004 e 2010 e só foram retomadas em 2016.