Kim Jong-un parte rumo à fronteira com Sul para se reunir com Moon Jae-in

Goyang (Coreia do Sul), 27 abr (EFE).- O líder norte-coreano, Kim Jong-un, partiu nesta sexta-feira (data local) para a fronteira desmilitarizada com o Sul para se reunir com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, informou a "KCNA", agência estatal de notícias do Norte.

Após a chegada do seu comboio oficial à demarcação militarizada entre ambos países, Kim deve atravessar a pé esta linha às 9h30 (horário sul-coreano, 21h30 de quinta-feira em Brasília) e ser recebido pelo presidente do Sul, segundo a agenda do encontro anunciada pelo Executivo de Seul.

Kim "terá uma discussão sincera com Moon Jae-in sobre todos os temas relacionados com a melhoria das relações intercoreanas e para conseguir a paz, a prosperidade e a reunificação da península coreana", segundo detalhou a "KCNA".

A agência estatal norte-coreana não faz nenhuma menção à possível desnuclearização do Norte, que se espera que seja um dos assuntos centrais das discussões na cúpula, a primeira entre líderes de ambos países em 11 anos.

Por sua parte Moon Jae-in participou de uma cerimônia oficial por volta das 8h (20h de quinta-feira) na Casa Azul, o palácio presidencial situado no coração de Seul, de onde seu comboio partiu para ao acampamento militar fronteiriço onde acontecerá a cúpula, situado 45 quilômetros ao norte da capital.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos