Topo

Pompeo estreia como secretário de Estado dos EUA com viagem

26/04/2018 16h33

Washington, 26 abr (EFE).- O novo secretario de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, estreará no cargo com uma viagem a Bruxelas, Arábia Saudita, Israel e Jordânia entre esta quinta-feira e a próxima segunda.

Pouco depois de ser confirmado no Senado, o Departamento de Estado anunciou em comunicado que Pompeo participará amanhã da reunião de ministros de Relações Exteriores da Otan em Bruxelas.

Depois, viajará para o Oriente Médio para se reunir com autoridades de Arábia Saudita, Israel e Jordânia com o objetivo de abordar "assuntos regionais e bilaterais críticos".

"Nenhum secretário de Estado na história moderna viajou em tão pouco tempo depois de ser confirmado. Já estamos no avião preparados para ir à Otan, Arábia Saudita, Israel e Jordânia", indicou a porta-voz diplomática, Heather Nauert, em sua conta no Twitter.

A notícia da primeira viagem de Pompeo veio logo após o Senado ter dado sinal verde à sua confirmação com 57 votos a favor e 42 contra, uma das menores margens de apoio da história para um secretário de Estado.

A oposição foi muito crítica com Pompeo durante o processo de confirmação, sobretudo por temer que, longe de conter os impulsos de Trump, incentive seus instintos mais beligerantes e perigosos.

O novo secretário de Estado agora tem pela frente o desafio de devolver ao Departamento de Estado a relevância perdida no primeiro ano do governo de Trump e preencher os vários e importantes cargos diplomáticos vagos, entre eles o de embaixador na Coreia do Sul.