Topo

Trump agradece à China por "grande ajuda" na aproximação entre Coreias

27/04/2018 10h57

Washington, 27 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, agradeceu nesta sexta-feira ao presidente da China, Xi Jinping, pela "grande ajuda" para facilitar a aproximação entre as duas Coreias, sem a qual teria sido "um processo muito mais longo e duro".

"Por favor, não esqueçamos a grande ajuda que o meu bom amigo, o presidente Xi da China, deu aos EUA, particularmente na fronteira da Coreia do Norte", afirmou Trump em mensagem no Twitter.

O presidente americano ressaltou que, "sem ele, teria sido um processo muito mais longo e duro".

O agradecimento de Trump chega em meio a crescentes tensões comerciais entre Washington e Pequim, e pouco depois de ser proclamado hoje o final da guerra da Coreia após a realização da histórica cúpula dos líderes das duas Coreias, Kim Jong-un e Moon Jae-in.

Kim e Moon selaram na quinta-feira um acordo para conseguir "a completa desnuclearização" da península e abrir uma nova era que ponha fim ao estado de guerra entre os dois países.

Em uma declaração conjunta após a cúpula realizada na fronteira intercoreana, Kim e Moon confirmaram "sua meta comum de conseguir uma península livre de armas nucleares através da completa desnuclearização".

Além disso, as duas Coreias "declaram o final dos 65 anos transcorridos desde o armistício" e apostam em substituir este por "um tratado de paz", em alusão à situação de conflito técnico em que o Norte com o Sul e EUA permanecem desde 1950.

Esta cúpula, a primeira realizada entre líderes das duas Coreias em 11 anos, representa uma importante mudança de rumo para a situação na península, marcada em 2017 pelos contínuos testes de armas do regime norte-coreano e suas trocas de ameaças com Trump.

De fato, Kim e Trump se comprometeram a realizar outra cúpula em maio ou junho para também abordar a desnuclearização de Pyongyang. EFE

afs/cs