AIEA se diz preparada para inspecionar programa nuclear da Coreia do Norte

Viena, 30 abr (EFE).- A Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA) informou nesta segunda-feira, em Viena, que acompanha de perto as conversas sobre a desmobilização nuclear na península da Coreia e que está preparada para inspecionar o programa nuclear de Pyongyang.

A Coreia do Norte mostrou-se disposta a desmantelar seu centro de testes atômicos de Punggye-ri em maio diante de observadores e jornalistas estrangeiros em função do compromisso de desnuclearização feito com o governo sul-coreano na última sexta-feira, de acordo com Seul.

"A AIEA está preparada para contribuir para uma resolução pacífica do tema nuclear (da Coreia do Norte) mediante o reatamento das atividades de verificação no país, assim que se chegar a um acordo político entre os países envolvidos", disse um porta-voz da agência da ONU.

A agência da ONU não pôde entrar na Coreia do Norte desde que seus inspetores foram expulsos em 2009, após o fracasso das negociações das quais participaram as duas Coreias, EUA, China, Rússia e Japão, para a desnuclearização do país.

Apesar de não podem entrar no país, a AIEA continua "supervisionando o programa nuclear (da Coreia do Norte), inclusive por meio do uso de imagens por satélite", explicou o porta-voz.

Muitos especialistas consideram que as instalações de Punggye-ri ficaram muito danificadas após a sexta - e mais potente até hoje - detonação nuclear subterrânea realizada por Pyongyang em setembro do ano passado.

O Conselho de Segurança da ONU impôs sanções à Coreia do Norte pelos testes atômicos e exigiu o fim imediato de suas atividades nucleares militares, que violam o direito internacional.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos