PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Palestina passa a ser membro de duas novas organizações da ONU

23/05/2018 13h40

Nações Unidas, 23 mai (EFE).- A Palestina passou a ser membro de duas novas organizações da ONU neste mês, além da Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq).

Segundo a ONU, os palestinos agora fazem parte da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, com sede em Genebra, e da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, com sede em Viena.

O governo palestino aderiu oficialmente às duas organizações no dia 15 de maio, explicou nesta quarta-feira ao Conselho de Segurança o enviado da ONU para o Oriente Médio, Nickolay Mladenov.

Além disso, a Palestina aderiu à Convenção sobre Armas Químicas e passará a ser oficialmente um país-membros da Opaq em 16 de junho.

A Palestina conta com o status de Estado observador da ONU, o que permite a solicitação do acesso a agências e organizações internacionais vinculadas às Nações Unidas.

Israel e Estados Unidos sempre se opuseram a essas movimentações dentro da ONU, ameaçando cortar o financiamento de agências que apoiam a Palestina.

As relações entre EUA e palestinos ficou ainda pior depois da chegada de Donald Trump ao poder. Entre outras coisas, o presidente decidiu reconhecer Jerusalém como capital de Israel e transferir para lá a embaixada americana no país, contrariando o consenso internacional sobre o status da cidade.

Internacional