EUA reafirmam compromisso com Colômbia para ajudar refugiados venezuelanos

Washington, 25 mai (EFE).- O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, voltou a afirmar nesta sexta-feira o compromisso do seu governo no apoio à Colômbia diantes da chegada de refugiados venezuelanos que fogem da crise no país, em uma conversa por telefone com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos.

A porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, informou em comunicado que Pompeo "reconheceu a grande compaixão da Colômbia com os venezuelanos que fogem dessa crise provocada e destacou o compromisso dos Estados Unidos por apoiar os esforços da Colômbia nesse sentido". Neste mesmo mês, o subsecretário de Estado, John Sullivan, anunciou US$ 18,5 milhões a mais para a Colômbia. O valor apresentado diretamente ao Executivo colombiano para ajudar a receber os deslocados venezuelanos se soma aos US$ 2,5 milhões fornecidos em março.

Pompeo e Santos falaram também das eleições do último dia 20 na Venezuela, quando o presidente Nicolás Maduro foi reeleito para governar até 2025. Na ocasião, a oposição convocou uma abstenção, que chegou a quase 54%, o índice mais alto nas últimas duas décadas em uma votação presidencial.

"O secretário Pompeo e o presidente Santos falaram das fraudulentas eleições realizadas em 20 de maio na Venezuela e sobre a importância de nos mantermos juntos como nações democráticas em apoio ao povo venezuelano e a restauração da sua democracia", informou Nauert.

Por último, Pompeo e Santos falaram sobre a situação causada pela usina hidrelétrica em construção em Ituango, na região noroeste da Colômbia. O local foi afetado por causa do aumento do nível do Rio Cauca e gerou receio de que vários municípios próximos fossem atingidos. Mais de 25 mil pessoas tiveram que ser retiradas de casa por conta do medo de que a represa não aguente a pressão da água.

Durante a conversa, Pompeo ofereceu a Santos "o apoio dos Estados Unidos enquanto a situação estiver acontecendo".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos