Topo

Macedônia e Grécia encerram negociação sem acordo sobre nome

25/05/2018 14h47

Nações Unidas, 25 mai (EFE).- Os governos da Macedônia e da Grécia registram progressos para acabar com a disputa sobre o nome da Antiga República Iugoslava da Macedônia, mas não conseguiram fechar um acordo definitivo na última rodada de negociação, informou a Organização das Nações Unidas nesta sexta-feira.

"Ainda que não existe uma resolução final para as questões, mas as duas partes estão determinadas em fazer o suficiente para conseguir um acordo", disse o mediador das Nações Unidas para este conflito, Matthew Nimetz, após dois dias de discussões em Nova York, nos Estados Unidos.

Os ministros de Relações Exteriores da Grécia, Nikos Kotzias, e da Macedônia, Nikola Dimitrov, se encontraram ontem e hoje na sede das Nações Unidas, na companhia de Nimetz.

Em declaração aos jornalistas, o mediador afirmou hoje que as conversas se "intensificaram consideravelmente" e que os dois lados estão trabalhando para fechar a questão. Nimetz, que não aceitou perguntas, adiantou que os contatos entre os dois ministros vão continuar em Bruxelas.

O problema sobre o nome da Antiga República Iugoslava da Macedônia já dura quase três décadas e impede o acesso do país à União Europeia (UE) e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

No fim de semana passado, o primeiro-ministro macedônio, Zoran Zaev, informou que propôs à Grécia "República da Macedônia Ilinden" como futuro nome do país. O nome faz referência à revolta de Ilinden contra o Império Otomano em 1903, considerado como o ponto de partida da identidade nacional e do estado moderno da Macedônia. Atualmente, o país celebra uma festa nacional em homenagem a data no dia 2 de agosto.

Zaev disse que a Grécia considera que esta é uma "opção viável" para solucionar o conflito. No entanto, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, destacou que tudo precisa passar por uma mudança da Constituição do país vizinho e pela adoção de um único nome em todas partes.