Topo

Bashar Al Assad quer visitar Kim Jong-un em Pyongyang, diz agência

03/06/2018 09h21

Seul, 3 jun (EFE).- O presidente da Síria, Bashar al Assad, quer visitar o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, em Pyongyang, informou neste domingo a agência estatal norte-coreana "KCNA".

A "KCNA" afirmou que Assad expressou ao novo embaixador norte-coreano em Damasco, Mun Jong-nam, o desejo de se encontrar com Kim em Pyongyang durante a entrega de credenciais no dia 30 de maio.

"Meu desejo é viajar para a Coreia do Norte e me reunir com Kim Jong-un no futuro", disse Assad a Mun, segundo a "KCNA", que não dá detalhes de quando esse hipotético encontro ocorreria.

Caso realmente ocorra, esta seria a primeira vez que Kim recebe um presidente na Coreia do Norte.

Após a guinada diplomática dos últimos meses, o líder norte-coreano, que não tinha se reunido com nenhum líder estrangeiro em seus mais de seis anos no poder, realizou duas cúpulas com o presidente da China, Xi Jinping, e se encontrou outras duas vezes com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in.

Além disso, Kim deve se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no próximo dia 12, em Cingapura.

O regime de Pyongyang mantém uma relação muito próxima com a Síria. Ambos os governos são acusados por investigadores da ONU de cooperar em um programa de armas químicas.