Topo

Trump diz estar disposto a concorrer à reeleição e não ver democrata capaz de vencê-lo

14/07/2018 23h56Atualizada em 15/07/2018 10h15

Londres, 15 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou sua intenção de concorrer à reeleição em 2020 em entrevista divulgada pelo jornal britânico "Mail on  Sunday", na qual afirma que não vê nenhum democrata capaz de derrotá-lo nas urnas.

Embora admita que "nunca se sabe o que se passa com a saúde e outras coisas", ao ser perguntado pelo jornalista Piers Morgan se vai tentar a reeleição, Trump, de 72 anos, afirmou que tem "toda a intenção de fazê-lo".

"Bom, tenho toda a intenção de fazê-lo. Parece que todos querem isso", disse Trump. "Me sinto bem".

Questionado se vê algum candidato democrata que possa derrotá-lo nas eleições, respondeu: "Não. Não vejo ninguém. Conheço todos eles e não vejo ninguém". E disse: "Eles não têm o candidato adequado".

O presidente americano chegou no sábado à Escócia para jogar golfe em um dos seus complexos de luxo, após terminar sua visita oficial ao Reino Unido e antes de partir, neste domingo, para Helsinque, onde vai se reunir na segunda-feira, pela primeira vez, em uma cúpula bilateral com seu colega russo, Vladimir Putin.

Perguntado se Putin é um dos dirigentes "impiedosos" com os quais se reunirá, como o norte-coreano Kim Jong-un, Trump respondeu: "Não posso dizer, suponho que provavelmente seja. Mas poderia nomear outros também". 

"No entanto, se nos dermos bem com a Rússia, isso é uma coisa boa. Não conheço [Putin]. Encontrei com ele um par de vezes, o conheci no G20", disse. "Acho que provavelmente poderíamos nos dar bem", disse Trump, embora tenha admitido: "Agora somos competidores".