Topo

Trump diz que relação com Rússia "nunca esteve pior" antes de ver Putin

16/07/2018 05h38

Helsinque, 16 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que a relação do seu país com a Rússia "nunca esteve pior" devido à investigação sobre a ingerência russa nas eleições americanas de 2016, horas antes de se reunir em Helsinque com seu colega russo, Vladimir Putin.

"A nossa relação com a Rússia NUNCA esteve pior devido a muitos anos de tolices e estupidezes dos Estados Unidos e agora, a Caça às Bruxas Arranjada!", tuitou Trump, em referência à investigação do promotor especial Robert Mueller sobre os possíveis laços entre Moscou e a campanha eleitoral do agora presidente.

O tuíte de Trump foi feito pouco antes da sua reunião com Putin, prevista para as 13h20 (7h20 em Brasília) no Palácio Presidencial de Helsinque e na qual espera-se que falem sobre os conflitos em Síria e Ucrânia, o desarmamento nuclear e a suposta interferência de Moscou nas eleições americanas.

Trump passará provavelmente pisando em ovos por esse último tema, sobre o qual se mostrou cético e que lhe gera incômodo, visto que a investigação de Mueller afeta várias pessoas do seu meio.

A cúpula de Helsinque, a primeira formal entre Trump e Putin, começará com uma reunião a sós entre os dois líderes, na qual durante uma hora e meia serão acompanhados apenas por seus intérpretes.