Topo

Atentado no Irã termina com civis e pelo menos 4 terroristas mortos

Em Teerã

22/09/2018 04h36

Vários civis e pelo menos quatro terroristas morreram, e outras 20 pessoas ficaram feridas por conta de um atentado ocorrido neste sábado (22), durante um desfile militar na cidade de Ahvaz, no sudoeste do Irã.

A agência oficial iraniana Irna não informou o número exato de civis mortos, mas diz que os terroristas foram abatidos pelas forças de segurança.

Entre os cerca de 20 feridos, estão uma mulher e uma criança que foram transferidos para um hospital.

O ataque não atingiu nenhuma das autoridades presentes ao desfile, disse a agência.

Os terroristas dispararam contra as unidades do Exército e os Guardiões da Revolução que estavam desfilando e também contra o público, informou a agência Tasnim.

Eles não conseguiram entrar na área do desfile e abriram fogo de um prédio próximo e um local atrás da plataforma onde estavam as autoridades, acrescentou.

O desfile militar em Ahvaz era realizado, como em outras cidades do país, por ocasião da Semana da Sagrada Defesa, que lembra a guerra entre Irã e Iraque.

Os atentados no interior do Irã são raros, embora os ataques de grupos extremistas contra guardas nas fronteiras com Paquistão ou Iraque sejam comuns.

O ataque terrorista mais grave ocorrido recentemente foi em junho do ano passado na capital, Teerã, que foi reivindicado pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Pelo menos 17 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas em um duplo atentado contra o Parlamento iraniano, onde durante horas os extremistas mantiveram reféns, e também contra o emblemático mausoléu do imã Khomeini.