Topo

Catar pede a Bolsonaro que não transfira embaixada em Israel para Jerusalém

Jair Bolsonaro é batizado nas águas do rio Jordão, em Israel - Reprodução
Jair Bolsonaro é batizado nas águas do rio Jordão, em Israel Imagem: Reprodução

03/11/2018 17h52

O governo do Qatar pediu neste sábado ao presidente eleito Jair Bolsonaro que não transfira a embaixada do Brasil em Israel para Jerusalém, ao advertir que a medida contraria o consenso internacional expressado pelas Nações Unidas.

"O Qatar pediu ao presidente eleito, Jair Bolsonaro, que reverta sua decisão de transferir a embaixada do seu país em Israel de Tel Aviv para a ocupada cidade de Jerusalém", declarou o Ministério das Relações Exteriores qatari em comunicado publicado em seu site.

Leia também:

 A Chancelaria lembrou que a Assembleia Geral da ONU não reconheceu Jerusalém como capital de Israel e pediu a todos os países que não estabeleçam suas missões diplomáticas lá.

O Qatar "espera que o Brasil respalde o povo palestino até que todos os seus direitos usurpados e sejam restaurados suas aspirações legítimas alcançadas".

"Como afirmado durante a campanha, pretendemos transferir a Embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém. Israel é um Estado soberano e nós o respeitamos", escreveu Bolsonaro na última quinta-feira em sua conta no Twitter.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou em dezembro de 2017 a mudança da embaixada americana para Jerusalém e, além disso, reconheceu essa cidade como capital de Israel.