Catar pede a Bolsonaro que não transfira embaixada em Israel para Jerusalém
O governo do Qatar pediu neste sábado ao presidente eleito Jair Bolsonaro que não transfira a embaixada do Brasil em Israel para Jerusalém, ao advertir que a medida contraria o consenso internacional expressado pelas Nações Unidas.
"O Qatar pediu ao presidente eleito, Jair Bolsonaro, que reverta sua decisão de transferir a embaixada do seu país em Israel de Tel Aviv para a ocupada cidade de Jerusalém", declarou o Ministério das Relações Exteriores qatari em comunicado publicado em seu site.
Leia também:
A Chancelaria lembrou que a Assembleia Geral da ONU não reconheceu Jerusalém como capital de Israel e pediu a todos os países que não estabeleçam suas missões diplomáticas lá.
O Qatar "espera que o Brasil respalde o povo palestino até que todos os seus direitos usurpados e sejam restaurados suas aspirações legítimas alcançadas".
"Como afirmado durante a campanha, pretendemos transferir a Embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém. Israel é um Estado soberano e nós o respeitamos", escreveu Bolsonaro na última quinta-feira em sua conta no Twitter.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou em dezembro de 2017 a mudança da embaixada americana para Jerusalém e, além disso, reconheceu essa cidade como capital de Israel.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.