Topo

Indonésia tem ano marcado por desastres naturais e acidente aéreo

13/12/2018 17h09

Ricardo Pérez-Solero.

Jacarta, 13 dez (EFE).- A Indonésia viveu um 2018 marcado por tragédias: os terremotos na ilha de Lombok, o terremoto e o tsunami que castigaram a ilha de Celebes e provocaram a morte de mais de 2 mil pessoas e o acidente com um avião comercial que vitimou seus 189 ocupantes.

Entre 29 de julho e 19 de agosto, uma série de tremores na turística ilha de Lombok, perto da ilha de Bali, deixaram 564 mortos e mais de 400 mil deslocados, a maioria após um devastador terremoto de magnitude 6,9 na escala Richter em 5 de agosto. A destruição foi especialmente notada no norte da ilha, região na qual fica a maioria das 150 mil residências que foram danificadas.

Enquanto Lombok tentava se recuperar, um novo desastre abateu no dia 28 de setembro o arquipélago, desta vez na região central da ilha de Celebes, onde, após um terremoto de magnitude 7,5, enormes ondas arrasavam a costa da cidade de Palu.

O desastre natural arrasou as infraestruturas de eletricidade, telecomunicações e estradas, dificultando a ação das equipes de emergência e isolando os moradores da área afetada na província de Celebes Central.

Nos dias posteriores se conheceria a magnitude da tragédia: 2.081 pessoas morreram e mais de 200 mil tiveram que deixar seus lares, a maioria em Palu e arredores, onde a estreita baía piorou o efeito do tsunami, e o solo cedeu.

A liquefação que ocorre quando um forte terremoto atinge um solo de terra arenoso e com bolsas de água, liberou o que sobreviventes definiram como "ondas de barro" que engoliram bairros inteiros e soterraram cerca de 5 mil pessoas, segundo estimativas das autoridades.

Se for levada em conta a estimativa de pessoas soterradas, trata-se do pior desastre natural desde 2004, quando um terremoto submarino provocou um tsunami que matou 167 mil pessoas apenas no norte da ilha de Sumatra.

Localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, o arquipélago indonésio é uma das áreas do mundo com maior atividade sísmica e vulcânica com cerca de 7 mil terremotos anuais, a maioria moderada, e 127 vulcões ativos.

No entanto, a severidade das catástrofes deste ano, em particular em Lombok e Celebes, provocou o maior número de mortes totais por desastres naturais desde 2007, segundo dados da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB).

Um mês depois da catástrofe em Celebes Central, um avião da companhia aérea de baixo custo Lion Air caiu no mar de Java poucos minutos após decolar em Jacarta, e nenhum dos seus 189 ocupantes sobreviveu.

Os pilotos lutaram contra um novo sistema automático da aeronave do modelo Boeing 737 Max que inclinava repetidamente para baixo o bico do avião e que respondia à informação erroneamente registrada por sensores defeituosos.

Segundo o relatório preliminar da investigação do acidente, o avião teve problemas nos quatro trajetos anteriores e eles reapareceram após serem resolvidos pelos engenheiros da Lion Air em terra.

O Comitê Nacional de Segurança no Transporte (KNKT) focou as investigações no manual operacional da Boeing para o modelo 737 Max 8, na regulação dos sensores nos voos anteriores e na atuação dos pilotos.

O relatório definitivo será publicado um ano depois do acidente, o mais mortífero na Indonésia desde 1997 e que resultou em processos dos familiares das vítimas contra a Boeing nos Estados Unidos.