Topo

Malásia crítica Austrália por reconhecimento de Jerusalém Ocidental

16/12/2018 06h15

Bangcoc, 16 dez (EFE).- O Governo da Malásia mostrou neste domingo sua "forte oposição" à decisão do Governo da Austrália de reconhecer Jerusalém Ocidental como capital de Israel e a qualificou de "humilhante" para os palestinos.

O ministério de Exteriores malaio reiterou a posição do país asiático a favor da solução de dois estados com as fronteiras anteriores a 1967 e Jerusalém Ocidental como capital palestina como "única solução viável" ao conflito palestino-israelense.

"A Malásia acredita firmemente que este anúncio, feito antes de que haja um acordo sobre a solução de dois estados, é prematuro e uma humilhação para os palestinos na sua luta pelo direito à autodeterminação", se expressou o Ministério em comunicado.

O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, anunciou no sábado o reconhecimento de Jerusalém Ocidental como capital israelense, embora Camberra mantenha, por enquanto, sua embaixada em Tel Aviv.

Morrison insistiu que a decisão respeita o compromisso australiano com a solução dos dois estados, assim como as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.