China detém terceiro cidadão canadense em um mês
Toronto, 19 dez (EFE).- As autoridades da China detiveram um cidadão do Canadá, no que representa a terceira detenção de um canadense no país somente neste mês, informou à Agência Efe um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país americano.
"O Ministério de Relações Exteriores do Canadá tem conhecimento de que um cidadão canadense foi detido na China. O pessoal consular está dando assistência à família", disse à Agência Efe a citada fonte.
O porta-voz rejeitou oferecer mais detalhes, citando restrições para proteger a privacidade do detido.
No entanto, fontes do Ministério precisaram que "não há razões" para pensar que o novo caso está relacionado com as outras duas detenções ocorridas na China.
Neste mês, as autoridades chinesas detiveram Michael Kovrig, um antigo diplomata e desde fevereiro de 2017 membro do centro de pensamento International Crise Group (ICG), e o empresário Michael Spavor, um dos poucos ocidentais que conheceu o líder norte-coreano Kim Jong-un.
Os dois foram presos depois da detenção em 1 de dezembro da diretora-executiva de Huawei, Meng Wanzhou, que está em liberdade condicional e foi detida a pedido dos EUA, que a acusa de violar suas sanções ao Irã, razão pela qual reivindica a extradição. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.