Juncker diz que Brexit sem acordo seria "uma catástrofe absoluta"
(Corrige data no primeiro parágrafo)
Bruxelas, 19 dez (EFE).- O presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, afirmou nesta quarta-feira que um Brexit sem acordo seria "uma catástrofe absoluta" e que o governo do bloco trabalha para conseguir uma saída "ordenada" do Reino Unido da União Europeia (UE).
Juncker se expressou dessa maneira após a CE ter apresentado hoje um plano com 14 medidas para proteger os setores que seriam mais afetados por um Brexit sem acordo, como as alfândegas, os serviços financeiros e o transporte aéreo, um esquema que será "temporário, de alcance limitado e unilateral".
Questionado sobre as maiores preocupações e ameaças que a ruptura entre Londres e Bruxelas possa produzir sem um acordo, o presidente do governo do bloco afirmou que "os riscos que ameaçam a UE são evidentes".
Essa declaração de Juncker vem 100 dias antes de 29 de março, a data marcada para que o Reino Unido finalmente conclua a saída da União Europeia.
"Por isso a Comissão trabalha para que não haja uma saída desordenada. Mas, para que isso funcione, devemos ser dois. Para dançar, é preciso de dois", concluiu Juncker em breve entrevista coletiva. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.