Topo

Juncker diz que Brexit sem acordo seria "uma catástrofe absoluta"

19/12/2018 13h29

(Corrige data no primeiro parágrafo)

Bruxelas, 19 dez (EFE).- O presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, afirmou nesta quarta-feira que um Brexit sem acordo seria "uma catástrofe absoluta" e que o governo do bloco trabalha para conseguir uma saída "ordenada" do Reino Unido da União Europeia (UE).

Juncker se expressou dessa maneira após a CE ter apresentado hoje um plano com 14 medidas para proteger os setores que seriam mais afetados por um Brexit sem acordo, como as alfândegas, os serviços financeiros e o transporte aéreo, um esquema que será "temporário, de alcance limitado e unilateral".

Questionado sobre as maiores preocupações e ameaças que a ruptura entre Londres e Bruxelas possa produzir sem um acordo, o presidente do governo do bloco afirmou que "os riscos que ameaçam a UE são evidentes".

Essa declaração de Juncker vem 100 dias antes de 29 de março, a data marcada para que o Reino Unido finalmente conclua a saída da União Europeia.

"Por isso a Comissão trabalha para que não haja uma saída desordenada. Mas, para que isso funcione, devemos ser dois. Para dançar, é preciso de dois", concluiu Juncker em breve entrevista coletiva. EFE