Topo

Premiê de Israel confirma presença em posse de Bolsonaro: "visita histórica"

Benjamin Netanyahu em discurso na Assembléia Geral da ONU - Richard Drew/ AP
Benjamin Netanyahu em discurso na Assembléia Geral da ONU Imagem: Richard Drew/ AP

23/12/2018 10h14

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, confirmou neste domingo (23) a viagem ao Brasil para participar da posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, e garantiu que a ocasião representará um giro nas relações entre ambos os países.

"No fim de semana partirei em uma histórica visita ao Brasil. Ao chegar, me encontrarei com o presidente eleito, Jair Bolsonaro, e depois com outros líderes", declarou à imprensa antes da reunião semanal com o gabinete de ministros.

O chefe do governo israelense avaliou que "há duas maneiras de gerar crescimento na economia israelense: uma é criar novos produtos, a outra é abrir mercados".

"O Brasil é um mercado enorme, quase 250 milhões de pessoas. A abertura deste mercado gigante criará novos empregos em Israel e ajudará enormemente a economia israelense. Esta visita também trará grandes notícias diplomáticas: um ponto de inflexão nas relações de Israel com o maior país da América Latina", explicou.

Bolsonaro, que tomará posse no dia 1º de janeiro, já expressou a intenção de melhorar as relações com Israel e manifestou o desejo de transferir a embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém, seguindo os passos dos Estados Unidos.

"Passo a passo, de forma pontual e persistente, estamos transformando Israel em uma potência global crescente", comentou o primeiro-ministro israelense, que também ocupa os cargos de ministro de Relações Exteriores, Defesa, Saúde e Migração.