PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Equipe de supervisão do cessar-fogo no Iêmen realiza primeira reunião

26/12/2018 17h56

Sana, 26 dez (EFE).- A equipe responsável por supervisionar o cessar-fogo entre o Exército leal ao governo do Iêmen e os rebeldes houthis na cidade de Al Hudeida se reuniu nesta quarta-feira pela primeira vez com a presença de representantes das duas partes em conflito e da ONU, que media o diálogo sob o comando do ex-general holandês Patrick Cammaert.

A agência iemenita de notícias "Saba", controlada pelos houthis, confirmou que a equipe, batizada como Comitê de Coordenação de Realocação (RCC), realizou a primeira reunião hoje. No entanto, a "Saba" não divulgou os assuntos discutidos no encontro.

Fontes ligadas ao comitê disseram à Efe que a reunião ocorreu no hotel Al Ittihad, que fica perto da linha que separa as duas partes em confronto no leste de Al Hudeida. Segundo elas, veículos blindados da ONU levaram representantes do governo internacionalmente reconhecido do Iêmen ao local, controlada em grande parte pelo movimento dos houthis.

Cammaert e seis observadores da ONU chegaram a Al Hudeida no domingo. Na última terça-feira, governistas e houthis começaram um cessar-fogo assinado em um acordo discutido em Estocolmo, na Suécia.

Apesar disso, desde o início da trégua, as duas partes trocam acusações de violar o pacto. Inclusive hoje, moradores de Al Hudeida disseram à Efe que era possível ouvir explosões na cidade. EFE

Internacional