Topo

Ex-presidente da Nigéria Shehu Shagari morre aos 93 anos

Ex-presidente da Nigéria Shehu Shagari morre aos 93 anos - Pius Utomi EKPEI / AFP
Ex-presidente da Nigéria Shehu Shagari morre aos 93 anos Imagem: Pius Utomi EKPEI / AFP

29/12/2018 06h32

O ex-presidente da Nigéria Alhaji Shehu Shagari, que esteve no poder de 1979 a 1983, morreu nesta sexta-feira aos 93 anos em um hospital de Abuja, informou no final da noite de ontem a Presidência do país.

"Em nome de minha família, do Governo e do povo da Nigéria, com imensa tristeza recebi a notícia do falecimento do primeiro presidente-executivo da Nigéria, Shehu Shagari", anunciou em comunicado o chefe de Estado nigeriano, Muhammadu Buhari.

Shagari foi eleito presidente da Nigéria em 1979 e reeleito no cargo em 1983, apesar de ser destituído quatro meses mais tarde em um golpe de Estado cometido pelo próprio Buhari, que por sua vez foi deposto em 1995.

"Os nigerianos o tinham na mais alta estima inclusive quando esteve fora de seu cargo (e) até sua morte, e sempre sentirão saudades de seus sábios conselhos", acrescentou Buhari.

Muçulmano de etnia fulani original do noroeste da Nigéria, Shagari se tornou o primeiro presidente-executivo com poderes completos, em vez de cerimoniais, e o seu Governo foi marcado pela deterioração econômica - devido à queda de preços do petróleo nos anos 80 - e o crescimento da dívida do país.