Topo

Pompeo anuncia reunião ministerial sobre o Oriente Médio em Varsóvia

11/01/2019 13h53

Cairo, 11 jan (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, anunciou nesta sexta-feira a realização de uma reunião internacional de ministros de Relações Exteriores sobre o Oriente Médio, que acontecerá em Varsóvia nos próximos dias 13 e 14 de fevereiro.

A reunião, organizada por Estados Unidos e Polônia, tem o propósito de "promover um futuro de paz e segurança no Oriente Médio", segundo anunciou Pompeo no Twitter, durante sua excursão a esta região.

"Será um fórum para que os países abordem uma série de assuntos críticos para (contribuir) um Oriente Médio mais pacífico", disse Pompeo em sua mensagem na qual não acrescentou mais detalhes sobre a reunião de Varsóvia.

Pompeo realiza hoje uma visita oficial ao Bahrein, na quarta escala de sua excursão por nove países árabes do Oriente Médio, na qual está centrado em explicar aos parceiros na região a ordem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retirar as tropas americanas da Síria.

Em discurso pronunciado ontem no Cairo, Pompeo prometeu que não deixará seus aliados árabes sozinhos na sua luta contra o terrorismo, apesar da retirada das tropas da Síria.

Ao longo da excursão, o chefe da diplomacia americana também foi muito crítico com o Irã, país ao qual Washington aplica sanções econômicas por seu programa nuclear. EFE