PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Romênia anuncia que mudará embaixada em Israel de Tel Aviv para Jerusalém

24/03/2019 12h34

Washington, 24 mar (EFE).- A primeira-ministra da Romênia, Viorica Dancila, anunciou neste domingo que mudará em breve a embaixada do país em Israel de Tel Aviv para Jerusalém.

"Como primeira-ministra da Romênia, anuncio que transferirei nossa embaixada para Jerusalém a capital do Estado de Israel", disse Dancila na abertura da conferência do Comitê de Assuntos Públicos Americano-Israelenses (AIPAC), em Washington.

No discurso, a premiê romena destacou os laços de seu país com Israel e afirmou que a Romênia continuará sendo um forte aliado do povo judeu no futuro.

"Posso prometer isso: a Romênia continuará sendo o mesmo amigo legal e a voz europeia mais forte em apoio do povo judeu e do Estado de Israel", completou a primeira-ministra.

Antes de Dancila, o presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, anunciou que mudará imediatamente a embaixada do país em Israel para Jerusalém.

Os dois anúncios foram muito bem recebidos entre os participantes da conferência da Aipac, principal grupo lobista dos interesses de Israel na política americana.

Em maio, os Estados Unidos decidiram mudar a embaixada em Israel para Jerusalém. Os passos foram seguidos por Guatemala e Paraguai, mas Mario Abdo Benítez reverteu a decisão tomada por Horacio Cártez, que estava em fim de mandato, assim que assumiu o poder.

A conferência anual do Aipac começou hoje em Washington e vai até terça-feira. Também participarão do evento o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e seu principal adversário nas eleições do país no próximo dia 9 de abril, Benny Grantz.

O evento começou com um discurso do diretor-executivo da Aipac, Howard Kohr, que ressaltou a importância das boas relações entre israelenses e americanos.

"O que une nosso movimento pró-Israel é a paixão de aproximar Estados Unidos e Israel em benefício de ambos e de todos", afirmou Kohr no discurso. EFE

Internacional