PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Parlamento britânico dá sinal verde para votar amanhã tratado do "brexit"

28/03/2019 15h06

Londres, 28 mar (EFE).- O presidente do Parlamento do Reino Unido, John Bercow, deu nesta quinta-feira sinal verde para que o Governo submeta amanhã à votação pela terceira vez o tratado de saída da União Europeia (UE) estipulado com Bruxelas.

A nova moção apresentada pelo governo na Câmara dos Comuns cobre apenas os termos do acordo de saída, e não a declaração política sobre a futura relação que o acompanha, por isso que Bercow considera que a votação é diferente das duas anteriores e permitirá que seja realizada.

Aprovar apenas o acordo, que detalha os termos do "divórcio", evitaria previsivelmente que o Reino Unido se veja condenado a um "brexit" não negociado no dia 12 de abril e atrasaria a data de saída para 22 de maio, tal como estabeleceram os líderes da UE na última cúpula europeia.

Nesse prazo, o Parlamento britânico deveria ainda ratificar o pacote completo de documentos, que inclui a declaração política.

Trata-se de um texto que não é legalmente vinculativo e no qual se estabelecem as linhas básicas do tipo de relação que ambas as partes esperam forjar após a ruptura.

A primeira-ministra britânica, a conservadora Theresa May, não tem ainda uma maioria garantida para aprovar o acordo. EFE

Internacional