Parlamento britânico dá sinal verde para votar amanhã tratado do "brexit"
Londres, 28 mar (EFE).- O presidente do Parlamento do Reino Unido, John Bercow, deu nesta quinta-feira sinal verde para que o Governo submeta amanhã à votação pela terceira vez o tratado de saída da União Europeia (UE) estipulado com Bruxelas.
A nova moção apresentada pelo governo na Câmara dos Comuns cobre apenas os termos do acordo de saída, e não a declaração política sobre a futura relação que o acompanha, por isso que Bercow considera que a votação é diferente das duas anteriores e permitirá que seja realizada.
Aprovar apenas o acordo, que detalha os termos do "divórcio", evitaria previsivelmente que o Reino Unido se veja condenado a um "brexit" não negociado no dia 12 de abril e atrasaria a data de saída para 22 de maio, tal como estabeleceram os líderes da UE na última cúpula europeia.
Nesse prazo, o Parlamento britânico deveria ainda ratificar o pacote completo de documentos, que inclui a declaração política.
Trata-se de um texto que não é legalmente vinculativo e no qual se estabelecem as linhas básicas do tipo de relação que ambas as partes esperam forjar após a ruptura.
A primeira-ministra britânica, a conservadora Theresa May, não tem ainda uma maioria garantida para aprovar o acordo. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.