Topo

Vice-chanceler da Áustria renuncia por escândalo de troca de favores

18/05/2019 08h40

(Atualiza com a renúncia de Strache também como chefe do FPÖ e mais informação).

Viena, 18 mai (EFE).- O vice-chanceler da Áustria e líder dos ultranacionalistas, Heinz-Christian Strache, renunciou neste sábado após a divulgação de um vídeo no qual se mostra disposto a aceitar ajudas financeiras russas em troca de favores e contratos estatais.

"Hoje tive uma reunião com o chanceler federal (Sebastian Kurz) e lhe ofereci minha demissão, que ele aceitou", declarou Strache em entrevista coletiva em Viena.

Além disso, afirmou que também deixa a chefia do ultradireitista Partido Liberal (FPÖ).

Strache admitiu ter cometido um "erro" e disse que abandonava o cargo para evitar a queda do governo formado pela sua legenda e o Partido Popular (ÖVP) de Kurz.

No vídeo gravado em julho de 2017 e divulgado nesta sexta-feira por dois meios de comunicação alemães, Strache é visto em uma mansão em Ibiza prometendo a uma suposta magnata russa contratos públicos e ajuda para comprar o "Kronenzeitung", o jornal mais influente da Áustria, em troca de doações milionárias para seu partido.

Poucos meses depois, em outubro do mesmo ano, o FPÖ obteve 26% dos votos nas eleições legislativas e em dezembro chegou ao poder em aliança com a legenda de Kurz.

Strache atribuiu a filmagem e a divulgação das imagens a "uma campanha de desinformação suja", e disse que caiu em uma armadilha quando foi convidado a um jantar em um local que tinha sido previamente preparado com escutas e câmeras escondidas.

Ainda que tenha reconhecido que se comportou "como um adolescente", com a "língua frouxa" pelo álcool e cometeu assim um "erro" e uma "idiotice", assegurou que não fez nada ilegal e que dará os passos necessários para levar à Justiça os responsáveis pela gravação de seu encontro privado.

Pouco depois da declaração do ultranacionalista, o chefe do grupo parlamentar do FPÖ, Johann Gudenus, que aparece no vídeo junto com Strache, anunciou que também se afastaria de todos os cargos políticos.

A expectativa é que Kurz fale com a imprensa ainda nesta tarde. EFE