Topo

Vinte democratas participarão do primeiro debate das primárias à Casa Branca

13/06/2019 23h54

Washington, 13 jun (EFE).- O Comitê Nacional Democrata (DNC, na sigla em inglês) anunciou nesta quinta-feira que 20 de seus candidatos à Casa Branca passaram pelo filtro imposto pelo partido para participar do primeiro debate das primárias, que será realizado em Miami no final deste mês.

Para participar deste debate, os candidatos à presidência precisaram coletar doações para sua campanha de pelo menos 65 mil pessoas ou receber 1% de intenção de voto em um mínimo de três pesquisas nacionais ou estaduais.

Dos 24 candidatos declarados até o momento, 20 passaram no filtro imposto pela direção do partido.

Trata-se do ex-vice-presidente Joe Biden, dos senadores Bernie Sanders, Kamala Harris, Elizabeth Warren, Cory Booker, Kirsten Gillibrand, Amy Klobuchar e Michael Bennet e dos congressistas Tulsi Gabbard, Eric Swalwell e Tim Ryan.

Também qualificaram o prefeito de Nova York, Bill de Blasio; o prefeito de South Bend (Indiana), Pete Buttigieg; o governador do estado de Washington, Jay Inslee; o ex-governador do Colorado, John Hickenlooper e o ex-congressista John Delaney.

Completam a lista de 20 o ex-secretário de Habitação e ex-prefeito de San Antonio (Texas), Julian Castro; o carismático ex-candidato ao Senado pelo Texas, Beto O'Rourke; o empresário Andrew Yang e a escritora e ativista Marianne Williamson.

Ficaram de fora o governador de Montana, Steve Bullock; o congressista Seth Moulton; o prefeito de Miramar (Flórida), Wayne Messam; e o veterano ex-senador pelo Alasca, Mike Gravel.

O debate acontecerá nos próximos dias 26 e 27, em Miami, em dois rodízios de dez candidatos que o partido distribuirá aleatoriamente.

Quem prevalecer nesta concorrida disputa democrata certamente disputará a corrida à Casa Branca com o atual presidente, Donald Trump, que em novembro de 2020 tentará a reeleição.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo portal "Real Clear Poltics", Biden lidera a intenção de voto entre os partidários democratas com 32,2%, seguido por Sanders com 16,8%, Warren (10,8%), Buttigieg (7,2%) e Harris (6,6%). EFE

Internacional