Trump ordenou ataque contra o Irã por drone, mas o suspendeu, diz "NYT"
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aprovou na quinta-feira um ataque seletivo contra o Irã em resposta à derrubada de um drone americano por parte de Teerã, mas o republicano suspendeu a ordem antes que o Pentágono a executasse, informou o jornal "The New York Times".
Trump tinha aprovado ataques contra vários alvos iranianos, como radares ou baterias de mísseis, disseram autoridades citadas pelo jornal.
A operação, marcada para antes das 19h (hora local), já estava em andamento: as aeronaves já estavam no ar e os navios estavam em posição, quando a operação foi suspensa antes de qualquer míssil ser disparado, disseram funcionários.
As fontes disseram desconhecer as razões da suspensão, seja por uma mudança de opinião de Trump ou razões logísticas, e não confirmaram se os ataques foram cancelados ou adiados.
Trump já autorizou dois ataques semelhantes em 2017 e 2018 contra alvos militares do governo de Bashar al-Assad, na Síria.
Na madrugada de quinta, o Irã abateu um drone da Marinha americana quando, assegura Teerã, entrou no seu espaço aéreo para tarefas de vigilância, mas, segundo o Pentágono, o aparelho estava em missão de reconhecimento em águas internacionais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.