Topo

Trump ordenou ataque contra o Irã por drone, mas o suspendeu, diz "NYT"

26.abr.2019 - Presidente Donald Trump fala com repórteres na Casa Branca - Mandel Ngan/AFP
26.abr.2019 - Presidente Donald Trump fala com repórteres na Casa Branca Imagem: Mandel Ngan/AFP

21/06/2019 04h18

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aprovou na quinta-feira um ataque seletivo contra o Irã em resposta à derrubada de um drone americano por parte de Teerã, mas o republicano suspendeu a ordem antes que o Pentágono a executasse, informou o jornal "The New York Times".

Trump tinha aprovado ataques contra vários alvos iranianos, como radares ou baterias de mísseis, disseram autoridades citadas pelo jornal.

A operação, marcada para antes das 19h (hora local), já estava em andamento: as aeronaves já estavam no ar e os navios estavam em posição, quando a operação foi suspensa antes de qualquer míssil ser disparado, disseram funcionários.

As fontes disseram desconhecer as razões da suspensão, seja por uma mudança de opinião de Trump ou razões logísticas, e não confirmaram se os ataques foram cancelados ou adiados.

Trump já autorizou dois ataques semelhantes em 2017 e 2018 contra alvos militares do governo de Bashar al-Assad, na Síria.

Na madrugada de quinta, o Irã abateu um drone da Marinha americana quando, assegura Teerã, entrou no seu espaço aéreo para tarefas de vigilância, mas, segundo o Pentágono, o aparelho estava em missão de reconhecimento em águas internacionais.