Topo

Londres mostra preocupação com incidente de petroleiro no Estreito de Ormuz

11/07/2019 05h28

Londres, 11 jul (EFE).- O Ministério da Defesa do Reino Unido expressou, nesta quinta-feira, sua preocupação com o incidente com um dos seus petroleiros no Estreito de Ormuz, onde uma fragata da Marinha britânica impediu que algumas embarcações iranianas o interceptassem.

A embarcação The British Heritage deixou o Golfo Pérsico quando quando os iranianos tentaram impedir que navegasse pelo Estreito de Ormuz, forçando a intervenção da fragata HMS Montrose.

"Ao contrário do direito internacional, três barcos iranianos tentaram impedir a passagem de um navio comercial, o British Heritage, através do Estreito de Ormuz", disse um porta-voz da Defesa.

"Isso obrigou o HMS Montrose a se posicionar entre os navios iranianos e o British Heritage e fazer uma advertência verbal aos navios iranianos, que então partiram", acrescentou.

O porta-voz da Defesa disse que o ministério está "preocupado com esta ação e continua a pedir às autoridades iranianas que diminuem (a tensão) a situação na região".

Segundo os veículos de imprensa dos Estados Unidos, nenhum tiro foi disparado durante o incidente.

Este fato se soma àqueles que ocorreram na região nas últimas semanas e que aumentaram as tensões entre Washington e Teerã. EFE