Topo

Coreia do Sul e Israel fecham acordo para impulsionar negociações comerciais

15/07/2019 02h06

Seul, 15 jul (EFE).- Coreia do Sul e Israel acertaram nesta segunda-feira o impulsionamento de suas negociações para chegar a um acordo de livre-comércio, assim como para estreitar sua parceria em campos como, por exemplo, o tecnológico.

As decisões foram anunciadas após uma reunião em Seul entre o presidente israelense, Reuven Rivlin, de visita oficial à Coreia do Sul, e o governante sul-coreano, Moon Jae-in.

Segundo a agência local de notícias "Yonhap", citando o escritório presidencial sul-coreano, Moon e Rivlin se mostraram a favor de acelerar suas negociações comerciais, que se prolongam desde maio de 2015, convencidos de que esse acordo vai levar a uma cooperação mútua otimizada.

A troca comercial entre os dois países chegou a US$ 2,7 bilhões no ano passado, e vem aumentando nos últimos anos.

A Coreia do Sul vende a Israel veículos e equipamentos de comunicações, e importa componentes para microchips e aparelhos eletrônicos, entre outras mercadorias.

Além disso, os presidentes decidiram reforçar a cooperação entre os dois países em setores como empresas emergentes de alta tecnologia.

De acordo com a mesma fonte, o processo de crise intercoreano foi assunto das conversas entre Moon e Rivlin, e nesse sentido o presidente israelense reafirmou o apoio desse país a esses esforços.

Rivlin é o primeiro presidente israelense que visita a Coreia do Sul em nove anos. Os dois países estabeleceram relações diplomáticas em 1962, e a Coreia do Sul ocupa o 11º lugar no destino das exportações israelenses. EFE