Topo

Arábia Saudita anuncia que abrigará tropas dos Estados Unidos

19/07/2019 21h30

Riad, 19 jul (EFE).- A Arábia Saudita anunciou que abrigará tropas dos Estados Unidos por decisão do rei Salman bin Abdulaziz em um momento de constantes incidentes e de aumento da tensão no Golfo Pérsico, informou nesta sexta-feira a agência estatal saudita "SPA".

A agência indicou, mencionando uma fonte do Ministério da Defesa, que não foi identificada, que a decisão do rei Salman busca "aumentar a cooperação conjunta em defesa da segurança e da estabilidade regional e para preservar a paz".

A agência não deu detalhes sobre como será a presença de tropas americanas e se limitou a reiterar que a decisão se baseia nos esforços para "fortalecer a segurança e a estabilidade" na região.

A decisão foi anunciada depois que o Irã deteve hoje dois petroleiros - um com bandeira britânica e o outro da Libéria, mas operado por uma empresa escocesa - no Estreito de Ormuz, dois casos que voltaram a elevar a tensão em uma região estratégica para a exploração mundial de petróleo.

Este é o último incidente de uma longa série que começou a escalar em abril, após a denúncia de atos de sabotagem contra quatro navios no Golfo Pérsico, uma ação da qual a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos responsabilizaram o Irã.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, viajou há menos de um mês à Península Arábica para se reunir com as autoridades da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos.

Pompeo se reuniu em Riad com o rei Salman para conversar sobre as "relações estratégicas entre os dois países amigos" e "as recentes novidades em nível regional e internacional", segundo afirmou a "SPA".

Os Estados Unidos mantiveram tropas em território saudita durante a Segunda Guerra do Golfo contra o Iraque em 1991, e permaneceram no país até 2003.

Riad multiplicou suas denúncias contra Teerã nas últimas semanas, ao mesmo tempo em que as ações no Iêmen dos rebeldes houthis se intensificavam contra alvos e interesses sauditas.

O governo saudita acusa o Irã de usar seus "intermediários" na região, em referência aos houthis, que multiplicaram os ataques com drones contra aeroportos, bases e até alvos vinculados ao setor petrolífero na nação árabe.

A Arábia Saudita exigiu que a comunidade internacional responda às exigências de segurança no Golfo Pérsico, lembrando que é uma responsabilidade compartilhada a garantia do trânsito de navios com petróleo para a economia mundial. EFE