Pompeo apoia diálogo com Coreia do Norte apesar de lançamento de mísseis
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, se mostrou a favor hoje da continuidade do diálogo com a Coreia do Norte, mesmo depois que o regime comunista testou um novo sistema de mísseis teleguiados.
"Estamos prontos para seguir com as conversas com a Coreia do Norte", disse Pompeo em entrevista coletiva em Bangcoc durante a cúpula de ministros de Relações Exteriores da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e parceiros externos.
O secretário de Estado se mostrou "otimista" com relação à retomada de contatos entre seu país e Pyongyang, embora não tenha especificado nenhuma data, ao ser questionado sobre o lançamento de mísseis norte-coreanos na madrugada de ontem, o segundo em menos de uma semana.
Trata-se dos primeiros testes militares realizados por Pyongyang após a histórica cúpula entre o líder Kim Jong-un e o presidente americano, Donald Trump, no último dia 30 de junho na fronteira entre as duas Coreias.
Estes testes balísticos foram interpretados como uma reação aos exercícios militares programados para o mês que vem entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul, chamados 19-2 Dong Maeng, que terão um desdobramento menor do que em outras ocasiões.
Pompeo abordou em Bangcoc a desnuclearização da Coreia do Norte com seu homólogo chinês, Wang Yi, que elogiou a intenção dos EUA para retomar os contatos com as autoridades norte-coreanas.
A delegação da Coreia do Norte é representada pelo seu embaixador em Bangcoc, Kim Je Bong, no lugar do titular de Relações Exteriores, Ri Yong-ho, como em reuniões anteriores da ASEAN.
O presidente americano e Kim se reuniram pela primeira vez em 12 de junho do ano passado em Singapura com o objetivo de alcançar a paz e conseguir a desnuclearização da península da Coreia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.