Topo

Coreia do Norte lança dois mísseis de curto alcance no Mar do Japão

Em Seul

25/07/2019 08h55

A Coreia do Norte realizou hoje dois disparos de mísseis de curto alcance que caíram no Mar do Japão, segundo fontes de Estados Unidos e Coreia do Sul, em mais um capítulo da tensão regional.

Segundo o Estado-Maior das Forças Armadas da Coreia do Sul, os projéteis disparados por Pyongyang foram, definitivamente, mísseis de curto alcance.

Um dos dispositivos lançados voou mais de 430 quilômetros, enquanto o outro percorreu 690 quilômetros. Este último foi "um novo tipo" de míssil que o Estado-Maior sul-coreano jamais havia visto, segundo uma autoridade de Seul, que citou uma análise dos serviços de inteligência da Coreia do Sul e dos Estados Unidos.

Mais tarde, porém, o Escritório Nacional de Segurança (NSC) da presidência sul-coreana afirmou que os dois mísseis foram analisados e são "novos tipos de mísseis balísticos de curto alcance".

A NSC informou que emitirá um relatório final sobre o que são exatamente esses mísseis após uma avaliação detalhada com os Estados Unidos.

A NSC expressou em um comunicado sua "grande preocupação" pelas últimas ações de Pyongyang e alertou que "não contribuem para os esforços para rebaixar as tensões na península coreana".

Os projéteis caíram no Mar do Japão, que os coreanos chamam de Mar do Leste.

Um oficial do Estado-Maior sul-coreano destacou que "não está claro se [o líder norte-coreano] Kim Jong Un supervisionou pessoalmente os lançamentos".

"Nosso exército está monitorando a situação em caso de lançamentos adicionais e permanece em alerta", informou a agência Yonhap, citando o Estado-Maior.

O porta-voz do ministro sul-coreano de Defesa, Choi Hyun-soo, formulou um apelo à Coreia do Norte para que "interrompa as ações que não ajudam a dissipar as tensões militares".

Segundo o ministro japonês da Defesa, Takeshi Iwaya, os disparos efetuados pela Coreia do Norte que caíram no Mar do Japão, são "extremamente lamentáveis", queixou-se o ministro japonês da Defesa, Takeshi Iwaya.

"Tratam-se de mísseis balísticos, isso viola resoluções da ONU. Estes casos recentes de lançamento de projéteis são extremamente lamentáveis", disse o funcionário à imprensa, referindo-se aos projéteis como de médio alcance.

Os disparos desta quinta ocorrem em um contexto marcadamente tenso entre Pyongyang e Seul devido à iminente realização de manobras militares conjuntas entre Coreia do Sul e Estados Unidos.

No dia 17 de julho, a Coreia do Norte advertiu a Coreia do Sul e os Estados Unidos de que a realização destes exercícios teria repercussões na disposição de Pyongyang de manter canais de diálogo com Washington por seu programa de armas.

Assim, o governo norte-coreano admitiu a possibilidade de anular a moratória que adotou sobre testes balísticos e nucleares.

Estados Unidos e Coreia do Sul realizam manobras militares conjuntas todos os anos, mas os exercícios previstos para as próximas semanas foram reduzidos drasticamente para não aumentar a tensão regional.

No dia 9 de maio, Pyongyang disparou um míssil de curto alcance que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considerou "uma coisa muito normal" e que não afetaria as relações com o líder norte-coreano Kim Jong Un.

Ambos concordaram em retomar o diálogo em uma reunião inesperada em 30 de junho na zona desmilitarizada que separa as duas Coreias.