Topo

Cruzeiro chega aos EUA com mais de mil pessoas deslocadas pelo fucarão Dorian

5.set.2019 - Homem pedala em área atingida pelo furacão Dorian nas ilhas Ábaco, nas Bahamas - Brendan Smialowski/AFP
5.set.2019 - Homem pedala em área atingida pelo furacão Dorian nas ilhas Ábaco, nas Bahamas Imagem: Brendan Smialowski/AFP

Em Miami (EUA)

07/09/2019 14h51

O cruzeiro Grand Celebration chegou neste sábado ao porto de Palm Beach, na Flórida, com mais de mil pessoas que foram evacuadas das Bahamas após a devastação causada pelo furacão Dorian, que provocou pelo menos 43 mortes no arquipélago, segundo informaram as autoridades dos Estados Unidos.

Sem muitos detalhes, as redes sociais do condado de Palm Beach mostram um vídeo do navio Grand Celebration, da empresa Bahamas Paradise Cruise Line, atracando no porto, cerca de 130 quilômetros ao norte de Miami. Os evacuados são turistas que tinham ficado retidos nas Bahamas e também nativos do arquipélago.

Embora o condado tenha preparado um albergue para os deslocados, a previsão é que a maioria dos evacuados fiquem com parentes nos Estados Unidos.

O navio foi utilizado nesta semana em uma missão humanitária que levou alimentos, água, socorristas e voluntários às Bahamas, e retornou neste sábado com pessoas evacuadas.

A Bahamas Paradise Cruise Line opera cruzeiros de lazer de dois dias de Palm Beach até a ilha de Grand Bahama, viagens que foram canceladas nos dias 7, 9 e 11 de setembro.

Na sexta-feira passada, congressistas americanos solicitaram ao governo do presidente Donald Trump que facilite os vistos a cidadãos das Bahamas afetados pelo furacão Dorian.