Topo

Califórnia declara estado de emergência em dois condados devido a incêndios

Chamas atingem área de vinícolas perto de Geyserville, na Califórnia - Josh Edelson / AFP
Chamas atingem área de vinícolas perto de Geyserville, na Califórnia Imagem: Josh Edelson / AFP

25/10/2019 18h04

O governador da Califórnia (Estados Unidos), Gavin Newsom, declarou hoje estado de emergência para os condados de Sonoma e Los Angeles como parte do combate aos incêndios que atingiram extensas áreas e mantêm milhares de pessoas fora de casa no estado.

No norte, os recursos estão focados na tentativa de controlar o incêndio Kincade, que começou na madrugada de quinta-feira e já queimou 8.862 hectares em Sonoma, uma região vinícola que já tinha sido afetada em 2017 por outra conflagração que matou 30 pessoas.

Todos os moradores de Geyserville foram obrigados a deixar suas casas à medida em que o fogo avançava, com a ajuda de rajadas de vento de mais de 112 km/h.

A evacuação de quase mil pessoas ocorreu em meio à escuridão, pois a companhia Pacific Gas & Electric (PG&E) interrompeu o fornecimento de energia elétrica para impedir que mais incêndios fossem criados por causa dos cabos derrubados pelo vento.

A emergência pode ser estendida após as previsões do Serviço Meteorológico Nacional (NWS) especialmente para o fim de semana de poucas possibilidades de chuva e rajadas de vento que poderiam chegar até 128 km/h no norte do estado.

A situação não é diferente no sul do estado, já que Los Angeles enfrenta outro grande incêndio em menos de duas semanas.

As chamas do incêndio Tick já consumiram mais de 1.741 hectares, obrigando a evacuação de aproximadamente 40 mil pessoas e cerca de 15 mil casas estão ameaçadas.

A velocidade com a qual se desenvolveu o incêndio não permitiu que os bombeiros possam estimar quantas casas foram afetadas.

Segundo a imprensa local, vários animais morreram, pois a região conta com diversas fazendas.