Topo

Esse conteúdo é antigo

Madri registra primeiro caso de transmissão sexual de dengue na Europa

Segundo números oficiais, é o primeiro caso de transmissão sexual autóctone na Espanha e na Europa - iStock
Segundo números oficiais, é o primeiro caso de transmissão sexual autóctone na Espanha e na Europa Imagem: iStock

Da EFE, em Madri

07/11/2019 16h21

O hospital Ramón y Cajal, em Madri, diagnosticou um homem jovem que não havia viajado para zonas de risco como o primeiro caso de dengue por transmissão sexual registrado na Europa, informaram fontes do estabelecimento à Agência Efe nesta quinta-feira.

Este é o primeiro caso de transmissão sexual autóctone na Espanha e na Europa - só há um caso similar na Coreia do Sul -, e o primeiro entre um casal do mesmo sexo.

O caso foi notificado no fim de setembro no mesmo hospital. O parceiro sexual do paciente era um homem que havia viajado recentemente para Cuba e República Dominicana.

Ambos tiveram relações sexuais sem proteção no início de setembro, motivo pelo qual foram analisadas amostras de sêmen que deram resultado positivo.

A importância deste caso reside no fato de ser o primeiro registro de provável transmissão sexual do vírus da dengue em uma área sem a presença de mosquitos vetores da doença. Também é o primeiro em homens que fazem sexo com homens.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), cerca de 700 pessoas morreram de dengue neste ano na América Latina, sendo o Brasil o país mais afetado, com 485 mortes, seguido por Honduras (82), Colômbia (35), Guatemala (34) e México (20).