Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump planeja classificar cartéis mexicanos como organizações terroristas

Os EUA já têm uma longa lista de organizações tidas como terroristas, a maioria islâmicas, marxistas ou separatistas - Tom Brenner/Reuters
Os EUA já têm uma longa lista de organizações tidas como terroristas, a maioria islâmicas, marxistas ou separatistas Imagem: Tom Brenner/Reuters

26/11/2019 22h23

Washington, 26 nov (EFE) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira que planeja classificar os cartéis mexicanos como organizações terroristas estrangeiras, e disse não temer a polêmica resultante dessa medida.

"Não vou dizer o que farei, mas serão classificados, absolutamente", declarou o mandatário em entrevista ao programa de rádio do apresentador Bill O'Reilly.

Trump revelou que já trabalha nessa classificação há cerca de 90 dias e que "o processo não é fácil". No entanto, não detalhou as possíveis consequências da medida.

Ao ser questionado sobre se usará drones para realizar ataques, Trump disse que ainda não decidiu uma estratégia, mas que já ofereceu ao presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, colaboração no combate aos cartéis.

"Eu ofereci que ele nos deixe entrar para que limpemos tudo, mas ele recusou, por enquanto. Gosto muito do presidente, me dou bem com este presidente, é muito melhor que o anterior (Enrique Peña Nieto), e, em teoria, este presidente tem tendências socialistas, mas acredito que seja um homem bom", comentou.

Os Estados Unidos têm uma longa lista de organizações classificadas como terroristas, a maioria islâmicas, marxistas ou separatistas.

Entre essas organizações estão a palestina Hamas, a libanesa Hezbollah, a guerrilha colombiana Exército de Libertação Nacional (ELN), a iraniana Guarda Revolucionária e o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

A designação dos cartéis como terroristas pode acarretar novas sanções contra essas organizações, assim como mais recursos para combatê-las.

O ministro das Relações Exteriores do México, Marco Ebrard, disse considerar "desnecessário" classificar como "terrorismo" a atividade dos cartéis.